Cérebro/carro

Cuide do seu “carro/cérebro!”

Renderização de ilustração de estrada com cérebro sobre rodas | Foto  Premium | Ilustração, Carros, Fotos
//br.pinterest.com/pin/603693525044943166/

Nosso cérebro tem uma parte elétrica e uma química que regulam nossas emoções e realizam sinapses entre inúmeras outras atividades.

Imaginando nosso cérebro como um carro de câmbio manual:

 Freio é a dopamina: Quando não controlo meus impulsos, perco totalmente a paciência por exemplo.

Talvez precise regular a dopamina que é um importante neurotransmissor e atua de diferentes formas no sistema nervoso, estando relacionada, por exemplo, com o humor e o prazer.

Acelerador – noradrenalina: Quando sei para que serve e sei usar, mas não uso. Quando entendo tudo, mas não consigo… sei que é ideal, mas não faço. Deito, paro, canso, não durmo, perco a autoestima, etc.

Embreagem – serotonina:  Sei que se pisar engato a marcha e ando, mas não vejo sentido, posso até fazer tudo o que sei que é certo mas não sou feliz.

Esta é uma   síntese das sínteses, a exemplo da dopamina a vitamina B6 ou aumento de proteínas estimula seus níveis, exercícios físicos auxilia em todos os casos, mas o mais importante é buscar ajuda médica sempre que precisar. Somos uma máquina e o médico é o “mecânico”. Não hesite em buscar socorro.

A psicoterapia é como um ‘seguro’ de autoconhecimento, lhe mostrando caminhos que podem aumentar a reserva cognitiva além de outros inúmeros benefícios. Ela atua também como uma espécie de revisão do ‘motor’, indicando que talvez precise de um cuidado mais específico.