
Mas o que são emoções? Mais ou menos assim: Um fato serve de estímulo que é percebido por uma pessoa, este ao chegar ao cérebro causa uma reação orgânica que reflete imediatamente naquele que a sente. Desencadeando taquicardia, suor excessivo… O corpo libera substâncias que causam sensações de prazer ou desprazer. Ocorrem na alegria de um abraço, ou na triste despedida.
As emoções são respostas cerebrais para estímulos externos; sentimentos são respostas às emoções. Assim, estão intimamente ligados. É possível falar com as crianças misturando realidade e ficção. Fale da sua viagem e também do ‘sapinho que foi embora’. Desta forma prenderá a atenção da criança amenizando o desconforto e incutindo novas ideias nas suas cabecinhas.
Diante disto, é importante discorrer sobre o tema com nossas crianças, que até bem pouco tempo atrás pensava-se que eram praticamente coisas. Mas felizmente com o avanço das pesquisas sobre desenvolvimento infantil, sabe-se que mesmo as crianças muito pequenas não tendo muita habilidade com as palavras, possuem sentimentos. Experimentam a alegria e a tristeza. E quanto mais o tempo passa vão vivenciando medo, frustrações, raiva e desespero. Daí a importância de nominar estes sentimentos e principalmente falar sobre eles para que nossos pequenos compreendam e enfrentem suas emoções e consigam administrá-las de forma mais confortável, tornando-se adultos mais confiantes.
Porém, atenção: Não esqueça que os sentimentos que perduram muito tempo podem servir de alerta. Talvez esteja na hora de buscar ajuda especializada.
Como ajudar a criança a identificar o que está sentindo?
Através de um vínculo de confiança, sem críticas, por meio do diálogo, compreensão, paciência, carinho e amor. Converse, explique…