Relacionamentos

Você sabe qual a importância do relacionamento interpessoal no ambiente de  trabalho? | EaD SEST SENAT

Intrapessoal diz respeito à comunicação interna do sujeito

Interpessoal é a relação que ocorre entre duas ou mais pessoas, ou seja entre o indivíduo e aqueles que compartilham com ele o mesmo ambiente. Podem ser amistosas ou desastrosas! Familiar, virtual, ambiente de trabalho, romântico, com amigos.

Tipos de relacionamentos:

Passivo – Ansioso por evitar confronto. Evita abordagem direta. Abre mão dos seus direitos pelo outro (cede facilmente). Muito preocupado com aprovação social. Justificação excessiva. Pouco contato visual/atitude defensiva.

Agressivo – Ansioso por vencer, mesmo à custa do outro. Faz abordagens diretas, mas sem tato (habilidade) com o outro. Faz valer apenas os seus direitos e ignora os do outro. Culpa os outros e usa sarcasmo para ganhar a situação. Máximo contato visual/ voz alta/atitude agressiva.

Assertivo – Busca defender seus desejos, sem ignorar os dos outros. Faz abordagem direta, mas exprimindo respeito pela pessoa. Ouve e procura entender a perspectiva do outro. Aceita acordos e soluções integradoras. Expõe claramente suas posições, opiniões e sentimentos. Sua autoestima está acima de sua preocupação por aprovação social.

Psicóloga Ionara R Lohmann