Atividade ideal para cada idade

Kit Revenda Atacado Brinquedos 50 Itens Diversão
Imagem fictícia

Cada fase da criança requer um tipo de atividade específica (Crédito: Thinkstock)

Até o primeiro ano de vida as atividades são básicas. A criança pode brincar livremente em espaços seguros ou praticar natação. “A natação para bebês é um dos esportes mais indicados, uma vez que ajuda a trabalhar o sistema respiratório e a melhorar o desenvolvimento motor, o equilíbrio e a postura”, explica o médico Fabiano Prata, especialista em ortopedia pediátrica do Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo.

Entre os 3 e os 5 anos, as atividades devem ser aquelas que melhoram o desenvolvimento da coordenação motora e estimulam a criatividade. Oficinas de histórias e brinquedotecas são opções além dos esportes.

Depois disso, as escolinhas de esportes são lugares onde, além de aprenderem a respeitar regras e conviver em grupo, as crianças ainda conhecem suas aptidões físicas. “Esportes como vôlei, futebol e basquete trabalham o aspecto psicológico, auxiliando a criança a trabalhar em equipe, conviver com diferentes tipos de personalidades e aprender a perder e ganhar”, diz o ortopedista.