A importância da Psicologia no mundo atual está intimamente ligada ao autocuidado, esse que vai além dos cuidados com o corpo. Mas sim, com a integridade do ser humano como um todo.

O Psicólogo pode diagnosticar e auxiliar no tratamento de desajustes mentais, emocionais e comportamentais, mas principalmente prevenir e melhorar o nível de adoecimento dos seres humanos.

O profissional da psicologia  estuda e usa técnicas de escuta e de intervenção através da fala e da escuta para favorecer a ampliação do grau de compreensão do cliente sobre si mesmo.

Quando procurar um psicólogo?

Não existe momento certo. É necessário o desejo de autoconhecimento ou necessidade de identificar soluções, enfrentar medos, bem como, nas dificuldades escolares ou de relacionamentos pessoais, interpessoais ou familiares, entre outros. A saúde mental deve receber a mesma atenção da saúde física.

A psicoterapia é bem mais do que falar para alguém de suas dúvidas ou dificuldades, consiste em ser ouvido a fim de se  ressignificar através da ajuda especializada.